Faz quase seis anos que a Borderlands 3 estreou durante a geração anterior de console. Neste outono, a Borderlands 4 está aproveitando o poder dos consoles atuais, empurrando jogadores para um grande “mundo sem costura” que não precisa de muitas telas de carregamento durante as longas horas necessárias para explorar tudo. Essa é uma grande melhoria em relação à Pandora, da Borderlands 3, que teve telas de carregamento suficientes para testar a paciência dos jogadores.
Enquanto falava com Informador de jogoo produtor sênior de projetos Anthony Nicholson observou que a equipe Borderlands 4 não decidiu fazer com que Kairos tenha um ambiente de mundo aberto. No entanto, o poder do Unreal Engine 5 “nos deu outras vantagens para poder fazer as coisas e meio que foi capaz de criar um mundo contínuo e coisas dessa natureza”.
O diretor de construção do mundo, Jason Reiss, acrescentou que “há muito mais áreas de combate em 360 onde os jogadores podem entrar em espaços de qualquer direção, inclusive do ar-e precisamos explicar isso agora com todas essas habilidades de movimento maluco. É tudo sobre ‘vamos criar um lugar grande e dinâmico e incrível, onde os jogadores podem parecer como badans.’
Neste mundo expandido, os inimigos podem ser vistos de mais longe, e eles não estão apenas esperando para combater os jogadores. Em vez disso, foi feito um esforço para tornar os inimigos “estejam vivos e fazendo as coisas de … longe, onde eles precisam parecer que naturalmente fazem parte do ambiente deles sempre que você está olhando para eles através do seu escopo a uma milha de distância”, disse o designer de jogos Josh Jeffcoat.
Uma das missões paralelas envolverá jogadores que ajudam o ClapTrap a recuperar algumas de suas lembranças de aventuras anteriores, enquanto outros variarão entre missões baseadas em histórias a atividades específicas relacionadas às várias regiões de Kairos.
A Gearbox estreou recentemente um novo trailer de história que colocou os holofotes no vilão do jogo, o cronometrista. A equipe Borderlands 4 também revelou que há mais habilidades por caracteres do que os dois últimos jogos principais combinados. Em parte por causa da grande quantidade de novos conteúdos no jogo, o chefe da Gearbox, Randy Pitchford, alertou que pode levar vários anos até que a Borderlands 4 tenha uma queda significativa no preço.
Borderlands 4 chegará ao PlayStation 5, Xbox Series X | S e PC em 12 de setembro. Ele também será lançado no Switch 2 em uma data posterior.