Uma visão detalhada da ‘Steam Verde’

O Hydra, popularmente conhecido como “Steam Verde”, é um launcher brasileiro onde o usuário tem acesso a jogos piratas. O termo “Steam Verde” é composta pela junção do nome da loja digital Steam, que distribuí games de maneira oficial e, o aplicativo µTorrent, que é utilizado para baixar e compartilhar arquivos de forma descentralizada.

Sobre o Hydra:

O lançador opera de forma autônoma em relação a servidores, sendo de código aberto e descentralizado, o que o faz extremamente resistente a esforços de bloqueio ou censura. Daí vem a inspiração para o nome Hydra. Ao cortar uma cabeça, outra surge em seu lugar.

Diferentemente de várias plataformas piratas, os desenvolvedores do Hydra destacam que não visam lucrar com o projeto. O propósito principal é proporcionar segurança e acessibilidade aos usuários, que enfrentam problemas típicos associados à pirataria, como a ausência de garantia ao baixar jogos de fontes pouco confiáveis. Com sua abordagem inovadora e sua origem no Brasil, o Hydra está atraindo o interesse da comunidade gamer, que vê no projeto uma possível resposta para questões persistentes ligadas à pirataria. 

 

O Hydra é confiável?

O “Steam Verde” pode passar uma falsa sensação de segurança aos usuários. A plataforma faz uma seleção para tentar oferecer apenas versões piratas “seguras” de jogos para PC, priorizando torrents de “Repackers” com boa reputação na Internet ou distribuições amplamente conhecidas. Repackers geralmente são grupos que “limpam” os jogos piratas e os “reempacotam” em uma versão mais segura e compactada para downloads menores. Nessa situação, os usuários acabam totalmente dependentes das garantias de outras pessoas de que o download que estão fazendo é seguro. Mesmo entre Repackers com boa reputação e um histórico sólido, não há nenhuma garantia de que não possam ocorrer falhas, enganos ou que não exista um membro mal-intencionado no grupo.

 

Jogos do catálogo Hydra:

Os usuários podem encontrar alguns dos principais lançamentos no Hydra, incluindo: Resident Evil 4 Remake, Alan Wake 2, Hades 2, Palworld, Hogwarts Legacy, entre outros. A lista parece ser impulsionada por títulos populares, podendo apresentar algumas lacunas significativas devido a isso. Normalmente, nessas versões piratas, as funcionalidades online não estão disponíveis, mas isso não é uma regra.

Interface da Plataforma:

 

O Hydra é ilegal?

O Hydra declara que não hospeda arquivos e não é responsável por quebrar a proteção dos jogos oferecidos — tarefa geralmente realizada por hackers, crackers ou repackers. Embora os jogadores associem imediatamente o download gratuito de um jogo ao “crime de pirataria”, a situação do Hydra é um pouco diferente. Segundo algumas interpretações legais, só há violação de direitos autorais quando o usuário tem a intenção de lucrar com as versões “piratas”. Nesse contexto, não seria considerado crime quem faz um download pirata, mas sim quem vende ou ganha dinheiro com isso de alguma forma.

Este texto oferece uma visão geral do projeto Hydra, com base em dados disponíveis ao público.

 

Veja também: Top 10 jogos mais esperados de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *